Leo Aversa / Divulgação
O cantor e compositor Jards Macalé morreu aos 82 anos, nesta segunda-feira, 17 de novembro. A notícia foi confirmada pela família do compositor. O músico estava internado na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, tratando uma broncopneumonia. Jards sofreu uma parada cardíaca. A causa da morte, de acordo com a unidade de saúde, foi choque séptico e insuficiência renal.
Jards Anet da Silva nasceu em 3 de março de 1943, começou sua carreira nos anos 60, quando teve sua primeira composição gravada por Elizeth Cardoso, em 1964.
Macalé se destacou por sua postura vanguardista e pela recusa a seguir os padrões comerciais, ganhando o apelido de "o anjo torto da MPB" . Um dos maiores sucessos do cantor e compositor foi a música "Vapor Barato", nacionalmente conhecida na voz de Gal Costa.
"Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando 'Meu Nome é Gal', com toda a energia e bom humor que sempre teve. Cante, cante, cante. É assim que sempre lembraremos do nosso mestre, professor e farol de liberdade. Agradecemos, desde já, o carinho, o amor e a admiração de todos. Em breve informaremos detalhes sobre o funeral.
“Nessa soma de todas as coisas, o que sobra é a arte. Eu não quero mais ser moderno, quero ser eterno.” — Jards Macalé', diz a nota publicada nas redes sociais do artista.
“Nessa soma de todas as coisas, o que sobra é a arte. Eu não quero mais ser moderno, quero ser eterno.” — Jards Macalé', diz a nota publicada nas redes sociais do artista. #JardsMacalé