A Acadêmicos do Grande Rio fará uma exaltação ao Manguebeat, movimento cultural brasileiro, surgido no começo da década de 90 nas margens do Recife, Pernambuco. Com o título "A Nação do Mangue", a proposta marca a estreia do carnavalesco Antônio Gonzaga, que faz sua estreia na tricolor de Caxias.
O Manguebeat nasceu como uma reação à estagnação econômica e cultural da cidade, utilizando a paisagem periférica de Pernambuco; a revolução tem o mangue e o caranguejo como símbolos. O enredo abordará as características do movimento, a mistura de ritmos regionais como o maracatu e o coco com influências globais como rock, hip hop e a música eletrônica.
O desfile será uma celebração estética e da força do Manguebeat, a partir dos toques das alfaias, da dança dos caboclos e das letras de Chico Science e Fred Zero Quatro, líderes do movimento.
A Grande Rio será a terceira escola a desfilar na terça-feira de carnaval, dia 17 de fevereiro de 2026, na Marquês de Sapucaí.
#Jornalismo #GrandeRio #Manguebeat #Comunicação #Carnaval #Carnaval2026 #Samba #EscolaDeSamba #GrupoEspecial #JornalismoCultural #Cultura #Atualidades
