O Salgueiro vai prestar uma homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães em seu desfile de 2026. Com o título "A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau, e nem do pirata da perna-de-pau", o desfile celebrará, de forma lúdica e criativa, a carreira de Rosa, uma das maiores artistas do Carnaval carioca.
Rosa começou a carreira como assistente, em 1970, no Salgueiro. No ano seguinte, a escola foi campeã com o enredo "Festa para um rei negro". Em 1982,Rosa se tornou campeã pela primeira vez como carnavalesca, no Império Serrano. Ao lado de Lícia Lacerda, venceu com "Bumbum Paticumbum Prugurundum".
Em 1997, também ao lado de Lícia Lacerda, sacudiu a avenida com o desfile "Ti-ti-ti do Sapoti", levando a Estácio de Sá para o quarto lugar. Em 1992, após a morte de Viriato Ferreira, Rosa passou a assinar sozinha o carnaval da Imperatriz Leopoldinense. A carnavalesca ficou por 17 carnavais na escola, conquistando 5 títulos.
O último título em 2013, foi na Unidos de Vila Isabel. O último carnaval assinado por Rosa foi em 2023, na Paraíso do Tuiuti, ao lado de João Vitor Araújo. Além do carnaval, Rosa venceu o prêmio Emmy na categoria figurino pelo trabalho na abertura dos jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Em 2016, Rosa foi responsável pela cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio.
O enredo do Salgueiro é assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira, e pelos enredistas Leonardo Antan, Ricardo Hessez e Alan Barbosa. O desfile promete ser um cortejo lúdico, inspirado na jornada de pesquisa e na imaginação da carnavalesca, que em muitas vezes, iniciava seus trabalhos em uma biblioteca. Elementos que remetem aos enredos de Rosas e figuras do imaginário popular estarão presentes na narrativa.
O Salgueiro será a última escola a desfilar na terca-feira de carnaval, dia 17 de fevereiro de 2026, encerrando os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí.
#Jornalismo #Salgueiro #RosaMagalhães #Comunicação #Carnaval #Carnaval2026 #Samba #EscolaDeSamba #GrupoEspecial #JornalismoCultural #Cultura #Atualidades
