A Liga Independentemente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) divulgou na noite da última segunda-feira, 19, o regulamento oficial do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial para o Carnaval 2026. Dentre os principais pontos de destaque observados está a antecipação do horário dos desfiles para às 21h45 em cada uma das três noites de apresentações, uma vez que em 2025 os desfiles começaram às 22h.Outra novidade é o aumento do tempo de intervalo entre cada uma das Escolas da noite, por conta do novo sistema de som da Sapucaí, que agora não será cortado à medida que a Agremiação avançar pela pista de desfile. O som só será desligado quando toda a Escola cruzar a faixa de fim do desfile, na dispersão.
Antes do início do esquenta, que seguirá sendo de 10 minutos, o presidente da Agremiação, ou representante por ele designado, terá até um minuto para discursar. Em seguida, um vídeo explicativo do enredo, de três minutos de duração, será exibido nos telões da Sapucaí. A partir daí será liberado o esquenta de 10 minutos, sob o comando do carro de som. Assim, o tempo total entre o término do desfile de uma Escola e o início de outra será de 25 minutos. Cada Escola segue tendo entre 70 e 80 minutos para se apresentar com penalidade de 0.1 décimo de ponto para cada minuto que falte ou que ultrapasse o limite máximo de apresentação
Em relação às obrigatoriedades, cada Escola segue tendo que desfilar, por exemplo, com o mínimo de 200 ritmistas; 60 baianas; entre quatro e seis alegorias e com até três tripés; e com no máximo trinta componentes à frente do desfile, desde que trajando camisa da Escola ou da diretoria.
Sobre a vinculação de merchandising no enredo, em Alegorias, Adereços, Alas, Destaques, Samba-Enredo ou quaisquer outros meios, a penalidade deixa de ser de até um ponto e passa a ser de até dois pontos. A penalidade nesse caso é aplicada pela Direção Artística dos desfiles.
O regulamento ainda traz informações importantes sobre o julgamento dos desfiles.
Os 54 jurados irão conhecer a cabine em que irão avaliar as 12 Agremiações da elite do Carnaval carioca na próxima segunda, 26, em sorteio realizado pela Liesa. Vale lembrar que as cabines duplas serão localizadas nos módulos 1 e 4 e que apenas uma nota de cada quesito do módulo 1 e uma nota de cada quesito do módulo 4 serão lidas na apuração da quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro. O sorteio de quais jurados terão as notas lidas acontecerá entre às 12h e às 13h30 no dia da apuração. Na mesma ocasião será sorteada a ordem de leitura de cada um dos nove quesitos.
Sobre a ordem de desfiles para o Carnaval 2027, que acontecerá até a segunda quinzena do mês de maio, o regulamento afirma que a campeã da Série Ouro deste ano será a primeira a desfilar no domingo de folia, 07 de fevereiro, a não ser que alguma Escola que desfile no mesmo dia queira trocar. Os critérios para definir as outras 11 posições serão definidos na primeira reunião plenária após o Carnaval deste ano.
#LIESA #RegulamentoOficial #GrupoEspecial #Carnaval2026