Unidos de Padre Miguel exalta Clara Camarão em um enredo indígena para o Carnaval 2026.

 

A Unidos de Padre Miguel levará para a avenida em 2026, o enredo "Kunhã-Eté: O Sopro Sagrado da Jurema". O Boi Vermelho da Zona Oeste revelará ao público a história da guerreira indígena Clara Camarão. O desfile será assinado pelo carnavalesco Lucas Milato, que permanece em mais um ano na escola, e o enredo e a sinopse são desenvolvidos pelos enredistas Clark Mangabeira e Victor Marques. 

Clara foi uma indígena potiguara que enfrentou a invasão holandesa no Brasil colonial. Foi batizada por jesuítas, e recebeu o nome "Clara" e o sobrenome do marido, o também guerreiro indígena Antônio Felipe Camarão, em Tupi, Poti. 

Juntos, Clara e Antônio participaram de combates decisivos como a Batalha de Tejucupapo e a Primeira Batalha dos Guararapes, tornando-se símbolos de luta contra a colonização holandesa em Pernambuco. 

A trajetória da guerreira também se conecta à espiritualidade dos povos originários, especialmente às tradições da Jurema, que seguem fortes no Nordeste do Brasil. 

A Unidos de Padre Miguel, conhecida como "UPM" pelos amantes de Carnaval, tem para 2026 algumas novidades, como Lara Mara, que aos 20 anos deixou o cargo de diretora de carnaval para se tornar a nova presidente da escola e o coreógrafo Paulo Pinna que chega ao Boi Vermelho para comandar a comissão de frente e fazer jornada dupla; em 2026, o artista também assina a mesma função no Salgueiro, no Grupo Especial. 

Outra mudança é a saída do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira. Eles deixam a agremiação e são substituídos por Cristiane Caldas e Marcinho Siqueira.

Após o rebaixamento contestado de 2025, Lara vê no enredo uma chance de manter a tradição da escola de destacar grandes mulheres na avenida, exaltando a brasilidade e valorizando figuras apagadas pela história.

A Unidos de Padre Miguel retorna à Série Ouro e no Carnaval 2026, será a quinta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de Carnaval, dia 13 de fevereiro de 2026.



#UnidosDePadreMiguel #SérieOuro #Carnaval2026 #Jornalismo