Os motoristas de ônibus do Rio de Janeiro iniciarão uma greve na próxima segunda-feira (29). O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Rodoviários após o Rio Ônibus não retomar as negociações após o período de assembleia. O estado de greve já havia sido aprovado no dia 11 de junho, após a rejeição da proposta patronal.
As empresas ofereceram um reajuste salarial de 4,39%, baseado na inflação acumulada até abril. O índice representaria um aumento de R$ 150,15 para motoristas convencionais e R$ 180,17 para articulados, além de R$ 29 no auxílio-alimentação.
Segundo o presidente do sindicato, Sebastião José, a categoria exige maior valorização e melhores condições de trabalho. Os trabalhadores mantêm a contraproposta de pisos salariais de R$ 5 mil para motoristas de articulados e R$ 4 mil para os demais, além de R$ 1.000 de auxílio-alimentação.
A pauta de reivindicações também exige:
Fim dos contratos temporários;
Contratação via CLT para profissionais do BRT;
Jornada de trabalho no regime 5x2;
Manutenção do passe livre e plano de saúde e odontológico;
Indenização do intervalo de almoço.
Sugestão de pautas e contato: thiagooterodefreitas@
Contribua via Pix: thiagooterodefreitas@
Thiago Otero Jornalista | Cultura, Carnaval e Entretenimento.Tem alguma informação de bastidor, comentários, dúvidas ou críticas? Entre em contato. Informação de qualidade se faz com independência e apoio dos leitores.
Apoie o Jornalismo Independente!