O sucesso do filme "Ainda Estou Aqui" entre os jovens da Geração Z.



Antes mesmo da estreia, o filme de Walter Salles já anunciava que seria um fenômeno, e a chegada do longa ás telonas só comprovou isso. De Novembro de 2024, até Abril de 2025, o filme de Walter Salles foi um sucesso completo; além do êxito nas bilheterias e do Oscar conquistado em Março desse ano, o longa também disparou no TikTok, e no Globoplay quando em Abril, passou a integrar o catálogo do streaming.

Segundo dados divulgados com exclusividade pela revista VEJA, na semana do anúncio dos indicados ao Oscar, a hashtag #AindaEstouAqui chegou a registrar um aumento de uso de 793%. Vale lembrar que o TikTok é especialmente popular entre jovens. Segundo dados da Backlinko, quase metade dos usuários ativos da rede tem menos de 29 anos, sendo a maior parcela formada por adolescentes de até 18. 

Essa identificação se deve a diversos fatores que conectam a narrativa histórica do longa com as inquietações contemporâneas dessa geração; pode-se dizer que um desses fatores é o estilo narrativo escolhido pelo diretor. Walter Salles opta por uma abordagem intimista, focando na experiência familiar e emocional da advogada Eunice Paiva, seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva e os filhos do casal. Essa escolha, característica de Salles, permite que o publico jovem se conecte emocionalmente com os personagens compreendendo o impacto pessoal das decisões políticas. 

A Geração Z valoriza profundamente a democracia, os direitos humanos e a justiça social. O filme retrata a história real de Eunice, que enfrentou a repressão da ditadura militar após o desaparecimento do seu marido em 1971. Essa narrativa de resistência e luta por justiça ecoa nas preocupações atuais dos jovens sobre autoritarismo e violações de direitos civis. 

A curiosidade dos jovens pelo filme se reflete também no crescimento de buscas e seguidores dos dois atores protagonistas, Fernanda Torres e Selton Mello, veteranos da TV e do cinema nacional. Nas 24 horas que se seguiram à vitória de Fernanda no Globo de Ouro, as buscas por seu nome na rede saltaram 118%.

Fernanda praticamente dobrou o número de seguidores desde novembro, quando o filme foi lançado nos cinemas, e hoje soma 5 mil seguidores. Ainda está longe, porém, do colega de elenco: ativo nas redes e ávido compartilhador de memes, Selton tem mais de 5,4 milhões de seguidores do TikTok. 
O sucesso da obra de Walter Salles com os jovens pode ser interpretado como um fenômeno. 

Além do sucesso dos cinemas, o engajamento nas redes, e a vitória do Oscar de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” se tornou uma ferramenta poderosa de valorização da história. O filme transformou inegavelmente o que poderia parecer um tema distante em algo vivo, atual e emocionalmente impactante, despertando da juventude contemporânea a curiosidade, o debate, e a conscientização.



                                                                            Thiago Otero