Heitor dos Prazeres é o enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2026. 

 

A Unidos de Vila Isabel homenageará Heitor dos Prazeres no próximo Carnaval. O enredo desenvolvido pela dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora contará a história do pintor, compositor, cantor e criador dos termos "Pequena África"e "África em Miniatura" para se referir à região da antiga Praça Onze, no Centro do Rio. 

Com o título "Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África", a azul e branca da Zona Norte pretende contar a trajetória de Heitor de uma maneira não convencional, não seguindo uma linha biográfica. A ideia foi inspirada em um documentário de 1965, onde Heitor dos Prazeres enfatizava a importância do sonho para sua criação, afirmando que "tudo ele sonhava". 

Heitor também foi Ogã no terreiro de Tia Ciata, e participou dos primeiros Ranchos que desfilaram no Rio de Janeiro. O multiartista também contribuiu para a fundação de diversas escolas de samba da cidade, como a Deixa Falar, Portela e Mangueira. Segundo pesquisadores, Heitor tinha profundas conexões com a Vila Isabel, inclusive foi amigo de Noel Rosa, com quem compôs a marcha "Pierrô Apaixonado", gravada por Martinho da Vila.

O objetivo de Bora e Haddad é retratar o desejo de Heitor de sonhar o samba, uma vida mais festiva, colorida e comunitária, visualizando uma África em festa no coração da Primeira República. O lançamento do enredo foi realizado em um evento na Pedra do Sal, local histórico associado à Pequena África, e com forte ligação com Heitor. O desfile buscará reposicionar a importância de Heitor no cenário nacional e destacar sua pluralidade como artista. 

A Unidos de Vila Isabel será a segunda escola a desfilar na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro de 2026, na Marquês de Sapucaí. 


#Jornalismo #VilaIsabel #HeitorDosPrazeres #Comunicação #Carnaval #Carnaval2026 #Samba #EscolaDeSamba #GrupoEspecial #JornalismoCultural #Cultura #Atualidades