Começam nesta semana os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio. Pelos próximos três fins de semana, de sexta (23) a domingo (25), as agremiações da Série Ouro e do Grupo Especial cruzarão a Marquês de Sapucaí. São os preparativos para os desfiles oficiais, que acontecem em fevereiro. O MetrôRio funcionará até a madrugada nos dias de ensaio. Os trens da Supervia, durante os ensaios técnicos, farão 77 viagens extras, com grade ampliada. A estação Central do Brasil permanecerá aberta para atender os foliões ao fim dos ensaios. Para atender ao público adepto de blocos, barcas também terão esquema especial.
Metrô
As estações que recebem o público do Sambódromo — Praça Onze e Central do Brasil — ficarão abertas até as 4h nas madrugadas de sexta para sábado. Já ao fim dos ensaios de sábado e domingo, essas duas estações terão o horário estendido até as 2h30 da manhã.
As demais estações do metrô ficarão abertas no horário normal (até meia-noite nas sextas e sábados, e até as 23h aos domingos), com portas abertas apenas para o desembarque após o horário de fechamento.
Segundo a concessionária, haverá reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao Sambódromo. Nas sextas (23 de janeiro, 30 de janeiro e 6 de fevereiro), a Linha 2 vai circular entre Pavuna e Botafogo. Já aos sábados (24 de janeiro, 31 de janeiro e 7 de fevereiro) e domingos (25 de janeiro, 1º de fevereiro e 8 de fevereiro), a circulação da Linha 2 será entre a Pavuna e General Osório.
A estação Praça Onze é a indicada para quem vai aos setores pares da Sapucaí, ou, no caso dos desfilantes, que irão se concentrar para o lado do prédio dos Correios. Já a Central é a estação mais próxima de quem vai para as arquibancadas do lado ímpar do Sambódromo, ou de quem irpa se concentrar perto do prédio Balança Mas Não Cai.
A orientação do MetrôRio é que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas.
Trens da Supervia
A Supervia anunciou, nesta quarta (21), 77 viagens extras nos dias de ensaio técnico na Marquês de Sapucaí. Os ramais de Santa Cruz, Japeri e Saracuruna terão acréscimo de 25 viagens adicionais cada; o ramal Belford Roxo terá duas viagens extras. A estação Central do Brasil permanecerá aberta para atender a que chega e a quem retorna do Sambódromo.
"Para os megablocos, serão feitas 128 viagens extras nos trens. Neste sábado (24/01), durante o bloco Chá da Alice, serão oito viagens adicionais. No domingo (25/01), estão previstas 18 viagens extras para o bloco da Lexa. No dia 31/01, no Bloco da Gold, serão oito viagens adicionais. Já durante o bloco Será Que Abre? (01/02), haverá 18 viagens extras. No dia 07/02, no Bloco da Favorita, estão previstas oito viagens adicionais, e no dia 8/02, durante o Cordão do Boitatá, mais 18 viagens extras. Nos ramais Santa Cruz e Japeri, haverá ainda redução dos intervalos entre os trens", informa a nota do governo do estado.
Barcas
As barcas que fazem viagens do eixo Rio-Niterói vão operar com horários especiais a partir deste sábado (24), quando o megabloco Chá da Alice fará seu desfile no Circuito Preta Gil, no Centro. "A grade será regular, com intervalos de 30 minutos, mas os intervalos serão reduzidos para 20 minutos das 7h às 10h e das 12h às 15h, em ambos os sentidos".
No domingo (25), a operação será especial, com intervalos de 30 minutos (e não de uma hora, como de praxe aos domingos) e reduzidos para 20 minutos, das 7h às 10h e das 12h às 15h, em ambos os sentidos. No dia 31 de janeiro, para o Bloco da Gold, haverá intervalo regular (30 minutos), com intervalos reduzidos para 15 minutos, das 7h às 10h e das 12h às 15h nos dois sentidos.
No dia 1° de fevereiro, durante o bloco Será Que Abre?, com Ivete Sangalo, como antecipou O GLOBO, a linha Arariboia–Praça XV terá grade especial com intervalos de 30 minutos, que serão reduzidos para 15 minutos, das 7h às 10h e das 12h às 15h. Já nos dias 07 de fevereiro (Bloco da Favorita) e 08 de fevereiro (Fogo e Paixão e Cordão do Boitatá), a operação terá intervalos de 30 minutos, com redução para 20 minutos nesses mesmos horários de pico.
A linha Paquetá também terá esquema especial. No período da tarde, entre 13h e 17h, haverá quatro viagens extras, sendo duas na ida e duas na volta.
"Para o transporte de cargas, poderão ser realizadas até quatro viagens adicionais, duas no sentido Praça XV e duas no sentido Paquetá, incluindo uma viagem no dia anterior ao evento, em 6 de fevereiro", informa, em nota, o estado.